Chihuahua

Cachorro Chihuahua

Origem e História

Considerado o menor cão do mundo, é impossível não se encantar com essa raça de tamanho diminuto e olhar esperto e afetuoso. Os Chihuahuas são uma das poucas raças naturais do continente americano e uma das mais antigas de que se tem notícia. Há registros de que tenha se originado na América do Norte, na Cidade do México, tendo como ancestral um cão selvagem pequeno chamado Techichi, que vivia numa civilização anterior aos astecas, mais precisamente no século X.

Chihuahua

Seja qual for a origem, uma coisa é certa: a raça Chihuahua leva o nome do maior Estado da República Mexicana, onde cães dessa espécie passaram a ser vendidos por camponeses aos turistas por volta da metade do século XIX.

Foi somente no início do século passado que a raça de cachorro Chihuahua foi reconhecida, conquistando cada vez mais criadores e fãs. O primeiro exemplar aceito no American Kennel Club data de 1904, mas o registro oficial só aconteceu no ano de 1952. De lá pra cá, ganhou mais e mais popularidade em diversos países. Afinal, quem resiste a esse pequeno grande amigo?

Características

O que mais chama a atenção na raça Chihuahua é o tamanho diminuto. Esse cão de pequeno porte e aparência exótica possui corpo compacto e crânio arredondado em formato de maçã. O tamanho médio é de 15 a 22 cm, com peso de até 3kg. Alguns padrões da raça podem pesar menos que 1 Kg e são chamados Chihuahua mini ou Chihuahua micro.

Seu focinho é curto e mais afinado na ponta. Seus olhos são grandes e redondos, com orelhas grandes e separadas, de pontas arredondadas.

Chihuahua2

Quanto à coloração, o Chihuahua pode apresentar diversas cores, porém a mais procurada é a cor escura. 

Sua pelagem pode ser curta e bem assentada (a maioria) ou longa e ondulada, sempre de textura fina e brilhante. Os exemplares de pelo longo geralmente são resultado do cruzamento do Chihuahua de pelo curto com cães da raça Papillon.

Quando bem cuidados e alimentados, os Chihuahuas podem levar uma vida longa e saudável. Sua expectativa de vida é de 14 a 18 anos.

Temperamento

Se você procura um cão amoroso que não dá muito trabalho, considere a possibilidade de adquirir um Chihuahua. Considerado um cão de colo e de luxo, o Chihuahua é uma raça divertida e graciosa, que já conquistou o coração de muita gente famosa.

Com seu jeitinho meigo, virou até estrela de Hollywood atuando em filmes famosos como “Legalmente Loira” e “Perdido Pra Cachorro”.

Mas o Chihuahua não é apenas engraçadinho. Apesar das dimensões reduzidas, ele tem natureza forte e grande habilidade para caçar roedores.

Chihuahua3

Como todo baixinho, o Chihuahua é temperamental e bastante possessivo com os donos. Embora afetuoso, é desconfiado com estranhos e compensa sua baixa estatura com latidos fortes e insistentes ao menor ruído suspeito.

Cachorro Chihuahua com crianças – Se você tem crianças pequenas em casa, saiba que essa não é a melhor espécie para você criar. Ele pode se irritar facilmente e até atacar, caso se sinta provocado, por isso, é um cão mais adequado para donos adultos ou famílias com crianças maiores.

Cuidados

Antes de adquirir um filhote, o primeiro passo é pesquisar ao máximo e para aprender tudo sobre o Chihuahua, principalmente para saber se essa raça é adequada para seu estilo de vida. Os cuidados com seu cão não se limitam a veterinário e alimentação. Quanto mais você se informar, mais fácil será cuidar dele.

Higiene - Escove regularmente: o Chihuahua pelo curto deve ser escovado uma vez por semana com escova de cerdas naturais. Já para o Chihuahua pelo longo, o ideal é escovar diariamente ou pelo menos duas vezes por semana.

Banhos - Um banho por mês basta, a menos que ele tenha se sujado mais do que o normal. Use apenas shampoo para cães e água morna. Não deixe que ele se seque naturalmente. Por ser muito pequeno, sua temperatura corporal cai facilmente e ele sofre com o frio. Use uma toalha.

Chihuahua4

Olhos e orelhas - Limpe os olhos com paninhos macios e use produtos para remoção de manchas de lágrimas (comuns na raça).

As orelhas devem ser limpas com bolinhas de algodão e solução específica pata esse uso (somente superficialmente). Não use cotonetes.

Dentes - Escove bem os dentes do seu Chihuahua (várias vezes na semana) pois raças pequenas apresentam problemas dentários e tártaro.

Unhas - Apare as unhas mensalmente, pois quando o cão é criado muito dentro de casa sua unha pode crescer de forma exagerada. Se preferir, faça isso no veterinário.

Passeios - Apesar de ser uma raça que adora ficar no colo e vive muito bem em espaços pequenos, o Chihuahua também aprecia passear e explorar jardins e quintais. Ele não só gosta, como também precisa brincar ao ar livre.

Saúde

Embora pequeno e de aparência frágil, o Chihuahua é comumente saudável. Porém é importante conhecer alguns problemas que podem ocorrer.

- Os cães da raça Chihuahua costumam desenvolver um problema neurológico congênito (hidrocefalia) no qual há acúmulo de fluidos no cérebro e aumento na pressão da região. É possível reduzir a pressão com esteroides e procedimentos cirúrgicos.

- É comum a luxação da patela, em que a rótula sai do lugar e o cão passa a mancar. O problema pode se resolver naturalmente, caso contrário é indicada a cirurgia.

- Sensibilidade ao frio: mantenha seu cão Chihuahua sempre aquecido, especialmente no inverno.

- Outro ponto fraco é sua dentição, que deve ser verificada para evitar a formação de placas de tártaro.

- Problemas oftálmicos, entre eles, a diminuição da produção de lágrimas.

E lembre-se: visitas ao veterinário, vacinação em dia e muito amor são tudo que seu Chihuahua precisa para viver feliz e saudável.

Como cuidar:

Sempre em estado de alerta, apesar de pequeno, o Chihuahua é um ótimo cão de alarme. Mas é preciso ser disciplinado desde cedo para evitar latidos exagerados. Se você não souber colocar limites no seu filhote Chihuahua, ele pode se tornar um adulto barulhento incorrigível.

Chihuahua5

Uma vantagem dessa raça é que ela não precisa de grandes espaços nem de muitos exercícios físicos. No entanto, ele gosta de passeios curtos e se sente bem se puder se divertir em jardins ou quintais.

Convívio com outros animais:

Fique atento ao contato do Chihuahua com outros animais, porque ele é destemido e provocador, podendo enfrentar até cães muito maiores. Ele convive melhor com cães da mesma raça, pois ele é um pouco intolerante com raças diferentes.

Eduação

Na questão de inteligência e obediência, o Chihuahua não apresenta um grande desempenho. É preciso muita paciência para ensinar a ele os comandos básicos. Ele gosta mesmo é de brincar e de receber carinho. Porém, retribui na mesma medida e é um excelente cão de companhia.

Filhotes de Chihuahua

Se um cão dessa raça adulto já é uma graça, imagine os Chihuahuas Puppies (filhotes)? Esse “cão em miniatura” requer cuidados especiais e muito carinho, pois ainda está em formação. Mas não pense que ele é quietinho. O filhote de Chihuahua é bastante alegre e afoito, por isso, nessa fase, preste atenção aos seus movimentos, para evitar quedas que possam comprometer sua ossatura e desenvolvimento.

Alimentação

A alimentação dos cachorros Chihuahua deve ser feita sempre na medida. Por ser muito pequeno, é preciso que se faça um controle alimentar para evitar o sobre peso, que pode prejudicar sua ossatura.

Consulte um veterinário ou criador para se orientar sobre a melhor ração para essa raça. Recomenda-se uma ração seca, que contenha proteína.

Uma dieta com pouco sal previne problemas renais, cardíacos, diabetes, em seu Chihuahua.

Proibido:

Você já sabe que alimentos para consumo humano não devem ser oferecidos a cães. Mesmo assim, não custa lembrar. Nunca dê ao seu Chihuahua:

- Laticínios (causam diarreia)

- Uvas (provocam falhas nos rins)

- Chocolate (pode causar diarreia e excitação e tremores)

Não se esqueça da água limpa e fresca, sempre disponível.

Preço

Essa maravilha de cão custa em torno de R$ 1.400,00 mas pode chegar a R$ 3.500,00. Você pode encontrar um Chihuahua filhote para a venda em canis e lojas especializadas. Num canil Chihuahua você tem a certeza de adquirir um filhote saudável, com pedigree, vacinado e vermifugado.

Chihuahua Canil:

Há vários canis de confiança em diversas partes do Brasil. Neles você irá encontrar Chihuahua de pelo longo ou curto, Chihuahua branco, caramelo ou preto. Os preços não variam muito quanto à pelagem ou coloração. Na internet você também consegue obter informações sobre a raça e descobrir um Canil de Chihuahua mais perto de sua região. Basta no site de busca selecionar o local. (Ex: Chihuahua Porto Alegre)

Chihuahua à venda - Um site que oferece muitas informações, fotos e venda de filhotes é o aldeia dos chihuahuas. Vale a pena dar uma pesquisada.

Se você procura um Chihuahua para adoção, há diversos sites especializados que tratam tanto de compra e venda quanto de doação de cães. Em um deles pode haver um filhote de Chihuahua esperando por você.

A raça Chihuahua está na categoria Cachorros Pequenos