Cão sueco de caça ao cervo

Cachorro Cão sueco de caça ao cervo

Origem e história

A raça de cachorro Cão sueco de caça ao cervo, conhecida na Suécia como Jamthund, é um tipo de spitz nórdico encontrado especificamente neste país. O cão sueco de caça ao cervo advém de outra raça de cão nórdico bastante similar: o Elkhound norueguês, cujos registros datam da Idade da Pedra. Esqueletos encontrados por volta desse período, até mesmo antes dele, são muito parecido com os cães dos dias de hoje.

A partir dessa matriz, cada país escandinavo desenvolveu o seu spitz com algumas características próprias. Apesar de ancestral, o cão sueco de caça ao cervo foi reconhecido como tal apenas em 1946, isso graças ao trabalho incansável do criador Aksel Lindstrom e de seus colaboradores. Isso porque, até esta data, o cachorro era considerado da mesma raça do Elkhound da Noruega.

O cão sueco de caça ao cervo é o maior dos tais Elkhounds e foi criado pelos caçadores do distrito de Jamthund, daí a origem do nome. Por serem muito fortes e vigorosos, eles são ótimos puxadores de trenós, além de serem excelentes durante períodos de guerra, por se mostrarem destemidos e ajudarem no transporte de suprimentos no meio do conflito bélico. O cão sueco de caça ao cervo vai atrás de cervos, alces, ursos, lobos, linces, além de animais menores, como o galo selvagem e o arminho, aos quais se aproxima de forma silenciosa antes do bote.

O cão sueco de caça ao cervo impede a passagem da pequena presa ou faz com que ela se dirija diretamente ao caçador humano. Já nos casos de caça de animais maiores, o cão sueco de caça ao cervo costuma simular um ataque, o que faz com que o outro animal o encare. Assim, o cão sueco de caça ao cervo prende a atenção da sua presa ao ficar avançando para atacar e recuando para se proteger, ao mesmo tempo em que late de forma incansável, chamando o seu dono para que ele chegue a uma boa distância para atirar e abater a presa.

Temperamento

O cão sueco de caça ao cervo tem uma personalidade corajosa e destemida, ao que se configura como um ótimo cão tanto de caça quanto de guarda, pois ele pode ajudar a proteger a sua casa de qualquer ato ofensivo. Por outro lado, o cão sueco de caça ao cervo tem um temperamento bastante calmo e equilibrado, além de ser um bichinho muito amigável e meigo com o seu dono e as crianças. Sendo assim, ele certamente pode ser incorporado para uma família, pois pode se portar como um grande cão de companhia, ideal para brincar com a família, passear, entre outras atividades prazerosas.

O cão sueco de caça ao cervo é muito obediente e fácil de ser treinado, o que pode ser importante ao incorporar o animal no dia a dia de uma casa no meio urbano, por exemplo, fora da vida no campo. Apesar disso, ele não costuma sofrer com essa mudança de área, desde que tenha espaço para gastar a sua energia. A questão do treinamento é importante, pois o cão sueco de caça ao cervo pode ser um tanto quanto dominador com relação a outros cachorros num mesmo ambiente. Mas nada do que uma orientação correta e firme desde pequeno, com atenção e cuidado, não resolva e mantenha a harmonia no ambiente.

Cuidados

O cão sueco de caça ao cervo tem um tamanho que varia de 57 cm a 65 cm para machos e entre 52 cm e 60 cm para fêmeas. Devido ao seu porte, o ideal é que a casa onde o cão sueco de caça ao cervo irá morar tenho um amplo espaço para que ele permaneça durante o dia, ainda mais se não ficar ninguém na residência por algumas horas. Ele precisa de espaço para brincar, correr e gastar a sua energia e ímpeto. Além disso, é recomendável que a pessoa passeie com o cão sueco de caça ao cervo pelo menos uma vez ao dia, ainda mais se o animal estiver em uma casa no meio urbano, já que ele precisa se exercitar bastante.

Já se o cão sueco de caça ao cervo for instalado em um sítio ou uma fazenda, o espaço para que ele possa ficar é bem maior, o que torna desnecessário o passeio. No entanto, é importante dar atenção ao animal, que é um ótimo cão de companhia e de guarda, estando sempre alerta para ajudar o dono e afastar potenciais ameaças e invasores.

Saúde

O cão sueco de caça ao cervo é um animal bastante saudável e que tem poucos problemas de saúde. No entanto, é preciso solicitar ao canil ou proprietário da matriz exames e certificações que comprovem que o filhote de cão sueco de caça ao cervo não tem nenhuma doença congênita ou risco de desenvolver algum problema hereditário.

Outra dica é levar o cão sueco de caça ao cervo regularmente ao veterinário, para que o profissional faça as verificações necessárias e indique algum medicamento ou tratamento, caso necessário.

Um risco ao cão sueco de caça ao cervo é a possibilidade de ele desenvolver a dirofilariose, também conhecida como “verme do coração”. Transmitido por mosquitos, o parasita se instala no lado direito do coração dos animais, sendo os cães as suas vítimas preferidas. Essa doença é muito grave, podendo gerar inúmeros problemas cardíacos e levar o cão sueco de caça ao cervo à morte.

Como cuidar

O cão sueco de caça ao cervo tem em geral uma pelagem de cor cinza claro e escuro, com algumas partes em preto e branco. Sua pelagem externa é mais assentada, sendo mais lisa na cabeça e na parte anterior dos membros, e mais longa no pescoço, cauda, peito e parte posterior dos membros.

A recomendação é de que haja uma escovação bem frequente do cão sueco de caça ao cervo, para que os seus pelos permaneçam bem bonitos e saudáveis, retirando os excessos, em especial no período de troca. Outra orientação importante é quanto aos banhos, que devem ser regulares no cão sueco de caça ao cervo, ainda mais se ele ficar exposto em uma área rural.

Alimentação

O cão sueco de caça ao cervo precisa de uma alimentação balanceada, tendo como base uma ração de altíssima qualidade, que vai repor as energias gastas pelo cachorro. O cão sueco de caça ao cervo filhote tem um crescimento mais lento em comparação aos demais, sendo, por isso, essencial que o bichinho coma uma ração com muitos nutrientes e minerais essenciais para o seu pleno desenvolvimento.

Já na fase adulta, o cão sueco de caça ao cervo deve comer rações com pouca gordura (como a de frango) que ajudem a desenvolver músculos mais fortes e magros.

Preço

Por ser um animal originário dos países do Norte da Europa, o cão sueco de caça ao cervo não é fácil de ser localizado no Brasil. Uma forma de encontrar é pesquisar o cão sueco de caça ao cervo em canil especializado em spitz ou mesmo em importar raças para criar no país. Para se ter uma ideia de valores, em pesquisa feita pela internet em sites estrangeiros, o cão sueco de caça ao cervo tem preço que varia de 200 a 500 dólares, aproximadamente entre 800 e 2 mil reais.

A raça Cão sueco de caça ao cervo está na categoria Cachorros Grandes