Cão de ursos da Carélia

Cachorro Cão de ursos da Carélia

Origem e História

O Cão de ursos da Carélia é uma raça que é pouco conhecida no mundo, principalmente nos países da América, pois surgiu na Finlândia.

Embora não se saiba exatamente a data em que este cachorro apareceu, acredita-se ele tenha sido criado por volta do ano de 1936, o que faz com que ele seja considerado um dos cães mais antigos desta região.

Em seu país de origem, este cachorro é conhecido por ter um fortíssimo instinto de caça, pois foi criado justamente com esta finalidade. Devido às suas habilidades como a agilidade e força, este cão é capaz de caçar até mesmo presas muito grandes.

Temperamento

Cão de ursos da Carélia Temperamento

O temperamento deste cão é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver por aqui. Como já foi dito anteriormente, este animal possui um instinto fortíssimo voltado para a caça, o que faz com que ele não seja um cachorro tão amigável com todos.

Embora muitas vezes possa apresentar um comportamento mais agressivo, principalmente com pessoas desconhecidas ou próximo a algum animal, o Cão de ursos da Carélia se mostra muito fiel e leal ao seu dono.

Por ser um cão mais reservado, esta raça costuma não ser muito brincalhona e, por isso, seu relacionamento com crianças é um pouco mais complicado.

Cão de ursos da Carélia Personalidade

A raça Cão de ursos da Carélia tem como característica uma personalidade forte e corajosa, porém bem reservada. Está sempre atento ao que esta acontecendo ao seu redor, disposto a enfrentar qualquer coisa que lhe pareça como algum tipo de ameaça.

Cuidados

Este cachorro possui um grande porte e também é muito enérgico, por este motivo a sua criação dentro de espaços pequenos, como em apartamentos, por exemplo, são inviáveis.

O Cão de ursos da Carélia é uma raça que necessita realizar muitos exercícios físicos diariamente. O ideal é que seu dono reserve ao menos de 40 a 50 minutos por dia, para dedicar-se à realização de atividades físicas com o seu cão.

Por ser um cão de caça, não é muito recomendado que os exercícios a serem feitos sejam realizados ao ar livre, porque, ao avistar algum animal que ele julgue como uma presa em potencial, pode fazer com que seu instinto o faça sair em disparada atrás dele, causando problemas ao dono.

Além disto, é muito importante que a casa onde o Cão de ursos da Carélia habita seja totalmente cercada, com um muro alto, a fim de evitar possíveis fugas e ataques a alguma pessoa ou animal estranho que ele aviste.

Outra observação importante a ser feita é que este cão é acostumado a viver em um clima mais frio, por isso, antes de adquiri-lo é importante verificar se onde você mora há temporadas cujo clima é mais quente, trazendo desconforto para o seu cão.

Cuidados com o filhote de Cão de ursos da Carélia

Embora seja um cachorro de temperamento muito forte, caso o Cão de ursos da Carélia filhote seja treinado e habituado a viver em sociedade desde muito cedo, pode ser que ele venha a se acostumar com situações diferentes e apresente um padrão de comportamento mais saudável do que o que foi descrito acima.

Outro fator importante é sempre conferir se a carteira de vacinação do seu cão e a vermifugação dele estão em dia, para evitar possíveis doenças que possam vir a afetá-lo.

Saúde

O Cão de ursos da Carélia é marcado por ser uma raça extremamente forte e resistente. Com isto, praticamente não se tem histórico de doenças que possam vir a acometer a raça mais comumente.

Porém, pelo fato de ser um cão de grande porte, há algumas doenças que podem atingi-lo ocasionalmente, como, por exemplo, a displasia de quadril.

A displasia de quadril é uma condição caracterizada pela degeneração da articulação do quadril, que é formada pela cabeça do fêmur e o acetábulo.

Existem vários fatores que podem levar um cão a desenvolver esta patologia, como anomalias congênitas, hereditárias, envelhecimento e até mesmo a deficiência de substâncias como o cálcio e alguns minerais, que são essenciais para o desenvolvimento de seus ossos durante o processo de crescimento.

Como sinais e sintomas decorrentes desta condição, o cachorro pode vir a apresentar dores que variam de leve a intensa, diminuição da mobilidade do animal, claudicação, entre outros.

Nestes casos, o veterinário irá indicar o melhor tratamento de acordo com o nível de acometimento causado pela lesão. De forma geral o tratamento pode incluir a terapia medicamentosa para a diminuição do processo inflamatório, sugerir algumas adaptações a serem feitas na casa onde o cão habita e ainda a realização de fisioterapia para cães.

Como Cuidar

Existem alguns cuidados que devem ser tomados em relação à higiene e bem-estar do seu cão da raça Cão de ursos da Carélia, garantindo assim a sua plena saúde e qualidade de vida.

Diferentemente de algumas outras raças, a escovação do Cão de ursos da Carélia se faz necessária todos os dias, pois além de soltar pêlos, os mesmo têm como característica se embaraçarem com muita facilidade.

Além disto, é recomendado que sejam dados banhos apenas 1 vez ao mês, ou quando houver extrema necessidade. As suas orelhas devem ser sempre verificadas e limpas com cuidados, para evitar machucados e infecções.

Além disto, por viverem em um clima mais frio e seco, as suas patas e o focinho tendem a rachar com muita facilidade e por isso requerem uma hidratação periódica.

Alimentação

O Cão de ursos da Carélia precisa de uma alimentação rica em vitaminas e minerais, que possua uma boa qualidade para que eles se mantenham fortes e saudáveis.

Para esta raça, o ideal é que sejam oferecidas de 3 a 4 refeições diariamente, para que assim ele não venha a ter nenhuma deficiência nutricional. Quando filhote, o ideal é que ele seja alimentado com uma ração específica para cães de até 12 meses de idade e, quando atingir a idade adulta, a mesma deve ser trocada.

Quanto às informações sobre a quantidade ideal a ser oferecida por dia ou a cada refeição, esta poderá ser encontrada facilmente na embalagem do alimento que irá mostrar a porção diária de acordo com a idade, peso e tamanho do seu animal.

Vale lembrar que se deve oferecer sempre a quantidade correta, a fim de evitar que seu Cão de ursos da Carélia venha a ter alguma deficiência nutricional ou então venha a sofre de obesidade.

Preço

Cão de ursos da Carélia Preço

Caso deseje adquirir um Cão de ursos da Carélia filhote, o preço médio pelo qual o seu filhote é vendido, gira em torno de 2 a 4 mil reais, cujo preço pode variar de acordo com a região e o seu pedigree.

Cão de ursos da Carélia Canil

Este cão pode ser encontrado para venda através de canis ou criadores da raça, que disponibilizam o filhote para venda. Por ser uma raça não muito conhecida pelo mundo, é mais difícil encontrar canis que o vendam na internet.

Cão de ursos da Carélia Brasil

Como já foi falado anteriormente, o Cão de ursos da Carélia é uma raça típica da região da Finlândia e está acostumado a viver em regiões com temperatura mais baixas e inclusive neve.

Por este motivo, não se encontra canis que o comercializem aqui no Brasil, até porque, pelo fato de sermos um país de clima quente, o desconforto causado a este cão seria muito grande.

A raça Cão de ursos da Carélia está na categoria Cachorros Grandes