Black and Tan Toy Terrier

Cachorro Black and Tan Toy Terrier

Origem e história

O Black and Tan Toy Terrier, conhecido na Inglaterra como English Toy Terrier, é um cachorro nascido na Grã-Bretanha e que descende do Black and Tan Terrier. O antepassado do Black and Tan Toy Terrier foi uma das primeiras raças a ser registradas na história e há várias evidências que indicam que o animal exista pelo menos desde 1500.

O Black and Tan era muito apreciado por sua capacidade de caçar ratos, em uma época em que os ratos eram verdadeiras pragas e empesteavam casas, escritórios e navios. Este cachorro, portanto, era muito usado para controlar a população de roedores na Inglaterra. Informações dão conta de que o navio The Mary Rose, do rei Henry VIII, que afundou em 1545, tinha um exemplar deste animal, pois foi localizado posteriormente um esqueleto desta raça.

A história diz que, no século XIX, surgiu um esporte um tanto quanto estranho: colocar ratos e um cachorro dentro de um fosso e fazer apostas sobre quantos ratos cada cachorro conseguiria matar em menos tempo. Claramente os cães de porte menor acabaram tendo maior desempenho, mostrando-se ágeis e rápidos, caso do Black and Tan.

Em 1848, um cão desta raça denominado Tiny teria matado mais de 100 ratos em meia hora e cerca de 300 roedores em uma hora. Na mesma época esse esporte sanguinário foi proibido, ao passo que surgiu o Kennel Club inglês. Ou seja, o Black and Tan passou rapidamente dos fossos escuros para os concursos de beleza.

Assim que começaram a ser registrados os cachorros para participarem dos concursos, passou a ser feita uma divisão que acabou gerando o Black and Tan Toy Terrier. Na década de 1920, tomou-se a decisão de separar as duas variedades mais evidentes e renomear os cães maiores de Manchester Terrier. Já os menores, passaram a ser denominados como Black and Tan Terrier. Já a nomenclatura Black and Tan Toy Terrier passou a ser adotada apenas nos anos de 1960.

Mais ou menos na metade do século, essa raça foi levada para os Estados Unidos. Só que a moda de tentar criar miniaturas de Manchester Terrier quase causou a extinção do animal. Isso levou o Kennel Club norte-americano juntar novamente as duas raças em uma, dividindo-as em duas variedades de acordo com o tamanho: Standard e Toy. E assim nasceu o Black and Tan Toy Terrier, que só pode ser registrado desta forma pelo Kennel Club anos depois.

Como se vê, o que diferencia o Black and Tan Toy Terrier dos demais é o tamanho, já que este animal é menor do que o Manchester Terrier, que é a sua versão Standard. O Black and Tan Toy Terrier tem uma altura que varia de 25 cm a 30 cm e peso que não ultrapassa os 4 kg.

Temperamento

O Black and Tan Toy Terrier possui um temperamento bastante semelhante ao de um Terrier comum. Ou seja, o Black and Tan Toy Terrier é um animal muito corajoso, leal e destemido. Outra característica muito forte no Black and Tan Toy Terrier é o seu instinto de caça, já que ele acabou sendo criado com objetivos de esporte, auxiliando o homem a localizar e capturar as pequenas presas. Isso faz com que ele tenha que ser socializado com outros cachorros desde pequeno, tudo para que ele não estranhe no futuro e não cause problemas a você nem a outros animais de estimação e sua casa.

O fato de o Black and Tan Toy Terrier ser um tanto quanto desconfiado o faz um excelente cão de guarda. Protetor e sempre alerta, ele avisa se houver alguma movimentação ou pessoa estranha perto de sua residência.

O cachorro Black and Tan Toy Terrier tem uma personalidade bastante carinhosa, sendo ideal para uma família que gosta de animais, que poderá brincar com ele o tempo todo. No entanto, é importante ressaltar que os filhos não devem ser muito pequenos, pois o cão se adapta melhor a crianças maiores e que saibam interagir com o bichinho.

O Black and Tan Toy Terrier também é um ótimo companheiro de indivíduos que moram sozinhos e de pessoas idosas. Em geral, o Black and Tan Toy Terrier escolhe uma pessoa para desenvolver um laço afetivo mais intenso, embora se relacione bem com os demais indivíduos próximos.

Cuidados

O Black and Tan Toy Terrier pode ser abrigado em apartamentos ou em casas pequenas, sem quintal. No entanto, é aconselhável que o animal seja levado para passear ao menos duas vezes ao dia. Podem ser saídas rápidas, mas o Black and Tan Toy Terrier precisa ter um momento para se exercitar, brincar e ficar próximo do seu dono.

O Black and Tan Toy Terrier deve ser treinado desde filhote para que se acostume com os outros cachorros e também possa responder bem aos comandos do seu proprietário. O ideal é colocar o cachorro para interagir com outras pessoas desde cedo, pois isso ajudará a evitar transtornos na maturidade do Black and Tan Toy Terrier.

Saúde

Apesar de se mostrar saudável e resistente na maior parte do tempo, a raça de cachorro Black and Tan Toy Terrier tem alguns problemas que irão requerer alguma atenção do seu dono. Entre as doenças mais comuns que poderão afetar o Black and Tan Toy Terrier estão a luxação da patela, a surdez canina e problemas de pele.

No caso da luxação patelar, trata-se de uma condição genética e hereditária. Por isso, é fundamental que, ao adquirir um exemplar do Black and Tan Toy Terrier, o criador repasse informações e exames que comprovem a saúde dos antepassados do animal. Além disso, é preciso levar o Black and Tan Toy Terrier regularmente ao veterinário, para ver se não há algum problema que possa prejudicar a saúde do bichinho.

Como cuidar

O Black and Tan Toy Terrier é um cão que não necessita de muitos cuidados no que tange à sua pelagem. Uma escovação semanal já resolve qualquer problema de pelos mortos. É importante também dar banhos regulares no Black and Tan Toy Terrier, sem deixar de aproveitar e verificar se não há algum problema de pele que possa afetar a sua saúde.

Alimentação

Por ser um animal pequeno, o Black and Tan Toy Terrier deve receber uma alimentação adequada ao seu tamanho. É recomendável que o Black and Tan Toy Terrier receba em seus alimentos níveis mais altos de gordura, pois isso gera mais energia para que o cachorro possa gastar. Isso porque, cães como o Black and Tan Toy Terrier possuem maior necessidade de energia e também têm um rápido metabolismo. Recorra a uma ração feita a partir de ingredientes de alta qualidade, incluindo proteína animal.

O filhote de Black and Tan Toy Terrier deve receber atenção redobrada, principalmente se ele tiver desmamado cedo, o que impõe a compra de ração especial, com minerais e vitaminas que podem não existir na quantidade necessária nas outras rações.

Preço

É muito difícil encontrar um exemplar do Black and Tan Toy Terrier no Brasil, já que o animal foi visto na Europa e nos EUA. Ter a possibilidade conseguir um Black and Tan Toy Terrier para adoção é ainda mais raro. O jeito é contatar um canil que tenha Black and Tan Toy Terrier ou alguma raça semelhante. O Black and Tan Toy Terrier tem um preço médio na Inglaterra que gira em torno de R$ 3 mil.

A raça Black and Tan Toy Terrier está na categoria Cachorros Pequenos