Yorkshire Terrier

Cachorro Yorkshire Terrier

Origem e história 

É uma raça originária do Condado de Yorkshire, na Inglaterra. Por volta do século XIX, alguns mineiros e tecelões de indústrias inglesas e escocesas utilizavam cães pequenos e corajosos para capturar camundongos, ratos, texugos e raposas em pequenos espaços, onde normalmente se escondiam. Tal raça foi obtida após sucessivos cruzamentos com as raças Skye Terrier, Dandie Dinmont e Maltês, tendo sido aprimorada, posteriormente, pelo renomado juiz de cães de exposições Peter Eden. Alguns anos mais tarde, em 1886, foi reconhecida oficialmente como raça individual pelo American Kennel Club, sob o título definitivo de “Yorkshire Terrier”, título este atribuído ao Condado de Yorkshire e ao fato de serem cães caçadores.

Yorkshire Terrier4

Finalmente em 1898 foi criado o 1º clube de cachorros Yorkshire Terrier, quando então a rainha Vitória do Reino Unido se apaixonou por um exemplar, ajudando ainda mais na promoção da raça e marcando definitivamente a aceitação da mesma pela aristocracia inglesa da época.

Não é à toa que essa raça de beleza exuberante é, sem dúvida, uma das mais queridas atualmente, principalmente pelas celebridades. Dificilmente vemos uma madame que não ostente um lindo Yorkshire Terrier micro no colo ou dentro da bolsa!

Características – A “cara” da riqueza!

Majestosos por excelência, são cãezinhos pequenos, mas cheios de exigências, além de muito ativos e com e bastante energia.

O Yorkshire Terrier costuma viver bem em apartamentos, primeiro por não exigir muito espaço devido a seu pequeno tamanho, segundo que é uma raça de fácil adaptação. Outra curiosidade é que adoram nadar.

Trata-se de uma raça de pequeno porte, porém erguida e por que até não dizer presunçosa? Possuem corpo compacto e com contornos definidos.

Yorkshire Terrier

Os Yorkshires Terrier medem em torno de 25 cm e pesam até 3kg; já os Yorkshires Terrier micro têm a comedida estatura de até 16 cm e peso variando entre 900g e 1,5 kg. Sim, parece brincadeira que um cão adulto possa ser tão pequeno e leve, mas os Yorkshiers Terrier micro ou Yorkshires Terrier mini, embora não sejam reconhecidos oficialmente, são uma realidade atualmente. Comparando fotos de Yorkshire Terrier com Yorkshires Terrier micro ou mini Yorkshires Terrier a diferença de tamanho é considerável e te ajudará decidir por qual optar.

A pelagem do cão Yorkshire é comprida, lisa, brilhante e sedosa, sendo repartida ao meio de sua coluna, chegando inclusive a tocar o chão; possuem cabeça delicada e plana, com focinho médio. A padronagem de cores aceitas são: preto-canela (quando filhotes) e azul-aço (quando adultos). A expectativa de vida desses animais é de 12 a 15 anos.

Biewer Yorkshire Terrier

É um cão de pequeno porte, inteligente, calmo e brincalhão, desenvolvido na Alemanha por Werner Biewer, em 1984. O Biewer Terrier Club of America afirma que se originou do cruzamento das raças Maltês, Papillon e Bichon Havanês. O que diferencia um Biewer Yorkshire Terrier do tradicional Yorkshire Terrier é a sua coloração composta de três cores.

Esta variação possui pelo tricolor, comprido que se estende ao longo do corpo, que por sua vez é quadrado semelhante ao dos terriers. São ativos, felizes, obedientes e fiéis; amam se socializar e possui grande capacidade de adaptação aos diversos ambientes. Um Yorkshire Biewer tem que ter a ponta do rabo branca, todo peito até extensão do focinho branco e a cabeça tricolor.

Temperamento

Bem, ele era até trabalhador, mas depois que conheceu a vida boa, já era! Aproveitando-se da aceitação que teve por sua aparência exótica, o Yorkshire Terrier, praticamente abandonou suas raízes de trabalhador; hoje ele é 100% “dondoco”, mostrando-se um exigente e típico cãozinho de companhia, mas no geral muito alegre e entusiasmado. São muito carinhosos e gostam de ficar perto da família. Além disso são bastante inteligentes, ocupando inclusive o 27º lugar no ranking de inteligência das raças. Também são bem dominantes, sendo preciso que identifiquem um líder no lar em que vivem, para que possam ter limites.

Yorkshire Terrier2

Habitando em apartamentos e em ambientes aconchegantes, ele adora ser o centro das atenções, mas costumam ser reservados com estranhos, o que demonstra seu temperamento forte; tem personalidade carinhosa e afetuosa, mas também destemida, versátil e independente. Não necessitam de muita atividade física, mas gostam de passear em shoppings e mais ainda de dar uma volta de carro sentindo o vento bater na cabeleira... O que ele tem de pequeno, tem de aventureiro!

Vantagens de levar esse tapetinho de luxo pra casa

Uma raça adaptada a viver no interior de casa, meigo, gentil, um companheiro e tanto, sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens de se ter um exemplar desta raça. O Yorkshire Terrier filhote é a coisa mais fofa que já se viu, inteligente que só, é capaz de aprender os comandos básicos de treinamento ainda bem jovem e, portanto, se adaptar às mais diversas situações e ambientes. Também não soltam pelo com facilidade, sendo ideais para pessoas que são alérgicas, além de manter sua casa limpinha!

É normal vê-lo tirando uma soneca no chão da sua sala, difícil é saber se é um cão ou um artigo de decoração, pois ao se deitar, sua linda pelagem se esparrama pelo chão e cria a impressão de que se está diante de um lindo tapete fino! É verdadeiramente de se encher os olhos!

Yorkshire Terrier3

São compactos e além disso, não necessitam de uma rotina de exercícios tão acirrada, logo, se você vive em apartamento ou casa pequena, não tem muito espaço e nem muita disposição para grandes períodos de atividade física, vale apena investir!  Também não são cães do tipo escandalosos, de forma que só latem quando realmente necessário, sendo perfeitos para apartamento! E por fim, se você quiser uma companhia glamurosa para passear, arrancando suspiros por onde passar, pode apostar que está fazendo a escolha certa!

Desvantagens em comprar Yorkshire Terrier

De fato, os Yorkshires são cães lindíssimos, mas toda beleza gera um custo e certos cuidados, então, para manter um animal desses você precisará investir um troco em banhos semanais com xampus e cremes, além de escovação diária na cabeleira!

Esses cães, especialmente os filhotes Yorkshire, não são adeptos a viverem ao ar livre, não possuem muita resistência ao frio, preferindo locais de clima temperado, além de que seus pelos precisam de cuidados especiais. Logo, se você não gosta de animais dentro de casa, por menor que sejam, não escolha um deles!

Apesar de serem dóceis e companheiros, os Yorkshires Terrier não são um exemplo de tolerância no que concerne a crianças pequenas, em situações em que são contrariados e assustados, podendo apresentar-se um pouco agressivos. Então, se você tem bebês ou crianças pequenas em casa, que não têm muito discernimento ainda, é bom evitar.

O Yorkshire tem um caráter um pouco desobediente, sendo até bem egoístas, de modo que, apesar da inteligência e facilidade de aprendizado, exige-se paciência no treinamento de obediência com eles.

Outro ponto é que eles não têm subpelo, sendo o seu pelo semelhante ao cabelo humano, não servindo para aquecê-los; portanto, no inverno precisam de roupas quentes para manterem a temperatura corpórea ideal e evitar hipotermia.

Alimentação e cuidados

O primeiro passo para uma alimentação saudável é a escolha da ração ideal, que deve ser voltada para o porte do animal e preferencialmente com baixa quantidade de calorias. A proporção normalmente indicada é de ½ a ¾ de xícara de ração seca, de boa qualidade, 2x ao dia.

O pelo da cabeça deve ser aparado de forma a permitir que o animal enxergue e se alimente com facilidade; também deve-se aparar os pelos ao redor da boca para se evitar possíveis irritações e infecções. Também é preciso que se dê banhos semanalmente. O pelo do corpo também deve ser escovado diariamente, para que não forme grumos.

Yorkshire Terrier5

 Esta raça é bem propensa a ter problemas de dentição dupla, caso em que será preciso intervenção cirúrgica, portanto, observe se até um ano de idade os dentes de leite do seu filhote caíram, do contrário procure um veterinário. Atente também para o fato que, Yorkshires Terrier são cães delicados, com ossos frágeis sendo necessário que você se anteceda aos acidentes. Além disso, alguns desenvolvem infecções oculares e problemas com tártaro nos dentes, fique ligado!

Se o seu cão for do tipo mimado que só vive no colo, ele se sentirá super seguro, sendo portanto, capaz de desafiar qualquer animal à sua frente! Assim, deixe-o no chão também!

Como estão classificados no grupo dos terriers, faz-se necessário que eles reconheçam alguém como sendo seu líder para lhes sejam impostos limites, a fim de que não se tornem agressivos. É uma raça fácil de ser treinada, porém se o adestramento for ignorado podem ficar teimosos e se tornarem até possessivos na presença de outros cães. Por isso, adestramento neles!

Preço

Se você decidiu por comprar yorkshires terrier, não faça pesquisas genéricas como yorkshire terrier preço ou yorkshire terrier micro ou mini, pois você poderá encontrar valores tão discrepantes, que não te possibilitarão avaliar a qualidade do exemplar. Procure canis especializados, certifique-se da idoneidade dos estabelecimentos, bem como da procedência das ninhadas, pesquise os preço e só então, corra em direção ao seu!

A raça Yorkshire Terrier está na categoria Raças