Terrier Irlandês do Glen do Imaal

Cachorro Terrier Irlandês do Glen do Imaal

Origem e história

Como o próprio nome já indica, o Terrier Irlandês do Glen do Imaal é uma raça oriunda da Irlanda. Originalmente eram considerados caçadores (especialmente de raposas e eliminação de ratos), mas o processo de adaptação foi fazendo com que se tornasse um cão gentil, dócil e companheiro ao longo do tempo.

É um cão muito antigo e é datado de 1575 como primeiro aparecimento. Chamado também de “Terrier de pernas curtas”, é um cachorro que passou muito tempo relativamente ignorado, sendo reconhecido oficialmente como uma raça única apenas em 1934 pelo Kennel Club Irlandês, ou seja, com quatrocentos anos de atraso. Entre as raças existentes de Terrier Irlandês, foi a última a receber o reconhecimento.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal 2

Como se pode imaginar também pelo seu nome, sua origem está intimamente ligada à região de Glen do Imaal, uma área bastante seca. O passado antigo não deixa claro de onde surgiu, mas o mais provável é que tenha sido desenvolvido por donos de fazendas da região para auxiliar na guarda do seu gado, além de limpar os terrenos de roedores – sua principal função nessa época.

Ele não teve grande expansão ao longo do tempo e é raro de ser encontrado fora da Irlanda, seu país original. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem um dos mais recentes reconhecimentos pelo United Kennel Club no ano de 1994. Não se popularizou, porém, em território americano.

Temperamento

Apesar de ter sido originalmente criado voltado para o trabalho no campo, o Terrier Irlandês do Glen do Imaal mudou completamente de postura e temperamento ao longo do tempo, tornando-se um cão muito dócil e afetuoso enquanto companheiro. É também bastante leal com seus donos.

No trabalho, por outro lado, é rápido e silencioso, características herdadas dos períodos das fazendas quando precisava ser veloz, ágil e não fazer barulho para que suas presas não percebessem a sua presença. Ele, inclusive, gosta muito da atividade de caça e sempre fica disposto a executá-la.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal 3

Em relação aos demais cachorros da família Terrier, o Terrier Irlandês do Glen do Imaal pode ser considerado o mais calmo, embora ainda possua alguns traços do cão caçador que surgiu na Irlanda. Apesar do pequeno porte, tem estrutura muscular muito forte e sempre estará disposto a proteger a sua família.

Também gosta muito de estar com crianças, sendo bastante brincalhão e adorando a prática de um exercício. Ele não deve ser incomodado enquanto estiver comendo ou dormindo, pois pode ficar um tanto quanto agressivo. Com outros animais pode conviver bem, mas não deve ser deixado sozinho e sem supervisão já que pode tentar morder o outro cão devido à sua personalidade forte.

Com outros animais ele não costuma se dar tão bem como crianças e cães. Gatos podem ser atacados com certa frequência. Além disso, possuem no instinto a caça de roedores, fato esse que poderá levá-lo a atacar pequenos roedores que existirem na casa – como no caso de hamsters, por exemplo.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal Características

O pequeno porte pode até indicar um cachorro da raça Terrier Irlandês do Glen do Imaal como frágil ou delicado, mas esse cão é muito forte na sua musculatura. Claro, pode ser machucado com mais facilidade do que um cão forte, mas também não é tão fraco quanto podem imaginar em um primeiro momento.

Sua pelagem tem comprimento médio e a textura é um pouco áspera seguida de uma segunda cama de pelo mais suave. A sua cor deve variar entre o azul rajado, o trigo e até alguns casos de coloração mais avermelhada. Os filhotes costumam vir ao mundo com cores mais claras do que na fase adulta e com tons de azul mais fortes em algumas áreas que vão clareando com o passar do tempo.

Não são cães grandes e a altura máxima que atingem é de 35,5cm em cães machos (as fêmeas geralmente são um pouco menores do que isso). O seu peso fica na faixa de 16 kg, peso que também é menor para as fêmeas devido ao tamanho também ser menor.

Os olhos são marrons e arredondados e as orelhas ficam deitadas, mas elevam-se ligeiramente quando está em estado de alerta. Sua cauda é cortada (no caso do Terrier Irlandês do Glen do Imaal filhote deve ser reduzida à metade logo após o nascimento) desde que o país vigente não tenha regras contra essa ação.

Os membros anteriores são curtos e fortes, permitindo uma movimentação livre. Apresenta também boa propulsão nos membros posteriores.

Cuidados

Geralmente lidam muito bem com a vida caseira, ficando muito felizes em correr pela casa e participar da vida cotidiana da sua família. A convivência com outros cães será sadia desde que ele não seja colocado como inferior – a personalidade forte aparecerá neste caso, tentando se impor.

Pelo histórico de criação original, essa raça deve ser submetida aos exercícios diariamente e em boa intensidade para manter a sua forma física. São cachorros que tendem a acumular peso e tornaram-se obesos sem essas atividades físicas. Uma maneira de forçá-los para ficarem ativos está em colocá-los em esportes caninos, embora caminhadas pelo bairro possam servir para manter a sua saúde em dia.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal

Se você tiver crianças em casa, é recomendável que tenham mais do que sete anos. Crianças pequenas não possuem noção de força e como essa raça gosta muito de brincar, pode se machucar com alguma facilidade em contato com elas.

Se a casa ou apartamento tiver um quintal, cuidado com o Terrier Irlandês do Glen do Imaal nessas áreas. Eles gostam muito de cavar e podem prejudicar as plantas do terreno mesmo sem querer. Ele também precisará de uma cerca forte para que não fuja em busca de algum outro animal que vir passeando pela rua.

Saúde

O Terrier Irlandês do Glen do Imaal é geralmente saudável e não costuma apresentar problemas graves, embora não esteja livre de qualquer problema que possa afetá-los ao longo da vida. O que pode atormentá-los é a pele, que pode ter problemas e machucados. Os olhos também podem sofrer com atrofia progressiva da retina que poderá até tirar a sua visão.

Como cuidar

O Terrier Irlandês do Glen do Imaal geralmente é fácil de cuidar e manter. O ideal é mantê-lo dentro de casa, já que a companhia dos seus donos o deixa muito feliz. É importante, porém, não se esquecer de levá-los para as suas atividades físicas diárias e manter seu corpo e musculatura saudáveis.

É um cachorro inteligente e com boa capacidade de aprendizado, contudo também tem personalidade forte e deve ser treinado desde cedo para não aprender hábitos ruins que serão difíceis de corrigir posteriormente. Nas sessões de treinamento, o clima deve ser agradável para que ele não demonstre teimosia e facilite o aprendizado.

Um comando muito necessário para ensinamento é do “quieto” para que pare de latir. Acontece que esse cão gosta muito de agradar ao seu dono e sempre que entender que está agradando vai latir bastante, o que pode gerar incômodo em alguns momentos. Ao ensinar esse comando, faça caras de desagrado – quando eles percebem que o dono não ficou feliz, eles tendem a não latir e ficarem quietos.

No restante, eles são muito simples e precisam apenas de carinho e atenção para ficarem felizes e saudáveis. Gostam muito de brincar e cavar, portanto, se tiver um jardim no seu quintal é bom supervisionar as suas atitudes. Deixá-lo sozinho nesses locais poderá trazer resultados trágicos nesse sentido.

Alimentação

A alimentação dessa raça exige cuidados especiais do seu dono. Isso porque são cachorros que gastam muita energia e, portanto, precisam comer bem para sustentar seus gastos calóricos diários, mas ao mesmo tempo possui certa facilidade para engordar e devem ser supervisionados.

Até duas xícaras de alimentos secos por dia serão suficientes para o seu Terrier Irlandês do Glen do Imaal. Essa alimentação pode ser dividida ao longo do dia – o ideal é que sejam duas refeições. Se a ração não tiver alta qualidade, pode ser preciso de mais quantidade e ele poderá engordar também.

Caso sinta que o cão começou a engordar, deve-se diminuir a quantidade ou aumentar o exercício físico que ele fará diariamente. Se não houver melhora física, uma visita ao veterinário é recomendável.

Preço

É extremamente raro encontrar um Terrier Irlandês do Glen do Imaal à venda longe da Irlanda, seu país original. Ele foi reconhecido no continente americano recentemente e, portanto, achar Terrier Irlandês do Glen do Imaal para comprar é outro desafio ainda maior para quem quiser ter um desses na sua casa.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal Canil

Atualmente nenhum canil brasileiro trabalha com a produção e reprodução da raça Terrier Irlandês do Glen do Imaal. Caso venha a encontrar alguma nesse sentido, lembre-se de verificar a procedência para garantir a aquisição de um cão saudável e sem grandes problemas de saúde.

Terrier Irlandês do Glen do Imaal Adoção

Da mesma maneira que é difícil encontrar o Terrier Irlandês do Glen do Imaal para comprar, é natural que seja ainda mais raro verificar para adoção. Se algum conhecido tiver uma dupla desse cão, a opção seria torcer pelos filhotes deles.

A raça Terrier Irlandês do Glen do Imaal está na categoria Raças