Lhasa Apso

Cachorro Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cão muito confundido com o Shih Tzu. No entanto, em relação à aparência e às características, são caninos bem distintos. Vamos te apresentar os pontos principais para cuidar de seu cachorro Lhasa Apso da melhor maneira possível.

Origem e história

O nome do Lhasa já denuncia de onde ele é originário, pois Lhasa é a capital do Tibet. Há relatos do Lhasa Apso vivendo com monges e nobres tibetanos, mas existem muitas controvérsias em relação à veracidade disso.

Conta-se que cães como Lhasa Apso teriam tido sua primeira aparição há 4 mil anos e que começaram a ser domesticados há quase 3 mil anos, o que torna a raça Lhasa Apso umas das mais antigas do mundo.

Lhasa-apso1

Muita gente acredita que o Lhasa na verdade é um cruzamento com o Terrier Epagneul Tibet com o Tibetano. De acordo com estudos recentes, o Lhasa Apso tem uma ligação direta genética com seu ancestral - o lobo. Esta raça contribuiu posteriormente para a criação da raça Shih Tzu e por isso há todo essa confusão entre as duas raças. O Lhasa Apso é uma raça oriental que veio no século XX para o ocidente e fez grande sucesso, sendo muito bem aceito pela população. Inicialmente, era chamado de Lhasa Apso Terrier, mas com o tempo o nome passou a ser somente Lhasa Apso.

Temperamento

A raça de cachorros Lhasa Apso pode ter a aparência de bonzinho, mas eles têm um temperamento bem forte. São independentes e teimosos. Adoram brincar e são uma ótima companhia para crianças. O Lhasa é bem desconfiado em relação a estranhos, mas nada que um pouquinho de tempo não resolva.

Lhasa-apso2

A personalidade do Lhasa Apso é bem calma e ele é considerado um excelente cão de companhia para quem vive em apartamento, pois por ser um cachorro pequeno, não precisa de tanto espaço. É uma raça extremamente esperta, tanto que ocupa a 68º posição na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto e podem latir para avisar que viu algo de muito diferente em casa. Como são bem independentes, conseguem ficar em casa sozinhos durante o dia enquanto o dono está trabalhando, sem causar nenhum tipo de problema.

O Lhasa tem um ouvido super apurado, sendo capaz de ouvir barulhos em longa distância. Portanto, além de um companheiro, você terá um cão sentinela por perto. Ele deve ser treinado desde filhotinho para aprender a ser um cão sociável.

O dono deve ter uma voz firme com o Lhasa, assim, resultados de obediência serão vistos muito mais rapidamente.

Se você tiver a disponibilidade de fazer algum exercício com ele, por menor que seja, pode ajudar a torná-lo mais disciplinado.

Esta raça de cães pode ter de 25 a 29 cm de altura e pesar de 6 a 9 kg.

O Lhasa Apso preto e o Lhasa Apso branco são o mais comuns, porém existem muitas outras cores em que podem ser encontradas como: marrom, bege, dourado, areia, mel, cinza, ardósia, fumaça.

No caso da Lhasa Apso femêa seu tamanho pode ser um pouco menor, variando entre 25 a 27 cm e com peso de 5 a 7 kg.

Cuidados

O Lhasa Apso tem como necessidade grandes preocupações em relação ao ato de cuidar. Podemos dizer que os cachorros desta raça têm uma manutenção baixa.

Os maiores cuidados com o Lhasa Apso são os relacionados à pelagem.Seu pelo deve ser escovado pelos menos a cada dois dias, contudo, o ideal seria todos os dias.

Eles são bem propensos a irritações de pele e a escovação pode ajudar a evitar ou diminuir essas irritações.

Lhasa-apso4

Durante o banho, atenção redobrada, pois é necessário desfazer os nós antes de molhar. Caso contrário, ficará impossível desfazê-los.

Os olhinhos devem ser limpos diariamente com algodão molhado, pois são bem sensíveis e suscetíveis a inflamações.

A tosa do Lhasa Apso deve ser regular, pois é importante que os pelos da cabeça não fiquem nos olhos além das tosas higiênicas que serão necessárias.

Muita atenção com os pelos das patinhas. Caso estejam grandes, podem causar escorregões, já que na maior parte do tempo o Lhasa ficará andando em pisos.

Saúde

Os Lhasa Apso são propensos a irritações na pele por debaixo do pelo. Dermatite alérgica e picadas de pulgas são bastante frequentes nessa raça. Portanto, fique atento!

Inflamações de ouvido caso tenha muito contato com agua.

Alguns cães da raça Lhasa podem sofrer de displasia da anca, problemas renais, úlceras, luxação da patela, entrópico, distiquiase e hipoplasia renal cortical.

Com olhos muito sensíveis, o cão desta raça pode acarretar em problemas como o da Atrofia Progressiva da Retina, que além de ser bem incômodo pode levar o cachorrinho à cegueira.

Lhasa-apso

Em raros casos, o Lhasa Apso pode manifestar displasia Renal, podendo ser uma problema fatal e não apresentar nenhum sintoma no animal.

Neste caso, é bom ficar atento a sinais como prostração, falta de apetite, perda de peso e beber muita agua.

Não é incomum que cãezinhos desta raça sofram de coprofagia, mas existem remédios que podem ajudar a parar com esta prática.

A expectativa destes pequenos é de 12 a 14 anos.

Como cuidar

Escovações diárias são muito importantes, devido à pelagem muito longa.

Visitas regulares ao veterinário e não se esqueça das vacinações em dia.

Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial para a pele sensível dos Lhasa devem ser providenciados e lembre-se de tomar muito cuidado e verificar sempre o ouvido dele para ver se não entrou agua, pois eles são bem propensos a inflamações.

Se seu Lhasa na maior parte do tempo anda sobre pisos, muito provavelmente não aconteça o desgaste das unhas dele. Sendo assim é importante providencias sempre o corte de unhas a cada 45 ou 90 dias dependendo do tamanho da unha.

Alimentação

O Lhasa, além de precisar de alguns cuidados específicos com a saúde, também apresenta necessidades bem especificas para este pequeno. Ração seca rica em proteínas é a mais indicada.

Os filhotes Lhasa Apso até 1 ano de idade devem ter de 3 a 4 refeições por dia, conforme o fabricante informar no verso da embalagem da ração que seja especifica para esta raça.

Nos primeiros dias, o filhote pode ter dificuldade para mastigas os grãos, então umedeça a ração ou então faça uma papinha de ração com agua para que seu cãozinho consiga mastigar.

Lhasa-apso filhote

Ofereça água para seu cãozinho e a mesma precisará ser trocada duas vezes por dia, pelo menos, ou quando ela estiver suja.

Na fase de crescimento de seu Lhasa, dê atenção redobrada e ração especifica para esta fase. O processo de crescimento dele é uma fase bem sensível.

Já com o Lhasa Apso adulto, tome muito cuidado para ele não ficar com sobrepeso. Uma dieta equilibrada e com poucas calorias é aconselhável: divida em duas vezes ao dia.

Se por algum acaso você tem criança em casa, com certeza seu Lhasa vai gastar mais energia brincando, então talvez um pouquinho mais de ração seja interessante, já que ele precisará repor as energias depois de brincar com a criançada.

Se sua Lhasa estiver gestante, tome atenção redobrada na alimentação, pois ela terá mais necessidades energéticas, necessidades em proteínas, carboidratos e minerais.

O veterinário com certeza irá te ajudar e te orientar nesta fase, mas é importante saber que a dar uma suplementação destas vitaminas para sua cachorrinha achando que desta forma será resolvido o problema - o tiro pode sair pela culatra.

Talvez somente o aumento da quantidade de ração será suficiente para suprir estas necessidades. Verifique com o veterinário e tirar todas suas dúvidas.

No final da gestação, o aumento da ração poderá ser de até 40%. Sendo assim, divida a alimentação dela em várias porções, pois com o aumento do tamanho dos fetos, o estômago será pressionado, impedindo que ela consuma muita quantidade de uma única vez.

Portanto alimente-a várias vezes ao dia para suprir suas necessidades e não deixe-a passar fome.

Preço

O preço do Lhasa Apso irá depender de sua descendência, a qualidade da a matriz e o padreador (pais da ninhada), avós e assim por diante.

Se a matriz ou padreador tiverem muitos prêmios nacionais ou internacionais, isso também interfere no preço.

Por exemplo, um filhote de Lhasa Apso pode ter ser preço mínimo entre R$ 800,00 à R$ 1.400,00.

O preço de um cachorro Lhasa Apso pode ser um pouco elevado, mas deve ser levada sua facilidade de adaptação a pequenos lugares.

Por todos estes motivos, o mais correto é que você procure um canil especializado neste tipo de raça caso esteja está pensando em comprar um Lhasa Apso, pois um canil de Lhasa Apso ou de cães de pequeno porte com muito mais certeza te oferecerá um cão de raça mais pura e com uma boa descendência.

A raça Lhasa Apso está na categoria Cachorros Pequenos