Cuvac Eslovaco

Cachorro Cuvac Eslovaco

Origem e história

O cão da raça Cuvac Eslovaco é originário da antiga Tchecoslováquia, hoje dividida entre em dois países: Eslováquia e República Tcheca. O Cuvac Eslovaco também é conhecido como Pastor Eslovaco e, em seus primórdios, era muito comum nas áreas montanhosas da Eslováquia, tendo surgido como cão de pastoreio naquela região por volta do século XVII.

O nome do Cuvac Eslovaco deriva da palavra “chuvatch” que, na língua local, é derivada da palavra “pocut”, que quer dizer “ouvir”, isso devido ao permanente estado de vigilância e alerta do animal. O Cuvac Eslovaco descende do Kuvasz nas terras daquele país e é parente do Pastor de Tatra Polonês e do Pastor Maremano Abruzês, sendo todas essas raças muito parecidas entre si.

Cuvac Eslovaco

Há também uma semelhança a partir de uma mistura entre o Cuvac Eslovaco e o Cão Lobo de Saarloos, que, apesar de ser original dos Países Baixos, também é um cão de pastoreio e possui características semelhantes ao Cuvac Eslovaco, apesar do primeiro parecer mais como um lobo, daí o nome, inclusive.

O Cuvac Eslovaco é uma raça bastante rara e, por isso, difícil de ser encontrada. Isso tem a ver pelo fato de que o animal quase ter sido extinto durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, o Cuvac Eslovaco acabou sendo resgatado e salvo pelo veterinário Antonin Hruza e pela escola de veterinária de Brno, uma cidade da República Tcheca. Neste local foi possível determinar as características para criar e homologar um padrão preciso do Cuvac Eslovaco.

Em geral, o Cuvac Eslovaco existe apenas na cor branca. Segundo tradições antigas de sua região, ele foi criado desta maneira para facilitar a sua identificação e poder distingui-lo dos animais selvagens na floresta, especialmente à noite.

Temperamento

Apesar de ter sido criado inicialmente para cuidar do rebanho nos campos eslovacos, hoje o Cuvac Eslovaco acabou sendo cruzado para se tornar um ótimo cão de companhia e de guarda. O Cuvac Eslovaco tem um temperamento bastante tranquilo e estável, o que permite que ele aprenda bastante coisas com muita facilidade.

Outro fato que facilita esse processo de aprendizado e adestramento é que o Cuvac Eslovaco é muito independente. No entanto, essa independência pode sugerir que o animal não possa ser conduzido por um dono inexperiente. Por isso, o ideal é que o treinamento e a socialização ocorram o quanto antes.

Cuvac Eslovaco saúde

O Cuvac Eslovaco sempre sabe o que acontece ao seu redor, pois está em alerta o tempo todo. Tal habilidade faz com que ele esteja pronto para lutar contra qualquer invasor para proteger a sua casa e o seu dono, não importando se o intruso é uma pessoa, um lobo ou até mesmo um urso.

O Cuvac Eslovaco tem personalidade bastante afetiva, leal e confiável. Além disso, trata-se de um animal bem sociável, o que faz com que ele seja totalmente indicado para crianças. É um ótimo companheiro para a família, que ama e protege os seus.

Cuidados

Como o Cuvac Eslovaco é um cachorro bastante independente e inteligente, especialistas sugerem que o dono do animal o leve para treinamentos desde pequeno, para que o filhote de Cuvac Eslovaco se torne obediente e saiba quem manda dentro de casa. Com esse cuidado, a relação do cão quando ele for mais velho será ainda melhor.

O tamanho do Cuvac Eslovaco impõe que se tenha bastante espaço para que ele possa brincar e não se sinta entediado e preso. Por isso, não é recomendável ter um Cuvac Eslovaco em espaços pequenos, como apartamentos e casas sem quintal. Quanto maior for o terreno para ele se exercitar durante o dia, mais contente e satisfeito o Cuvac Eslovaco estará.

Cuvac Eslovaco temperamento

Outra dica para fazer com que o Cuvac Eslovaco gaste energia e não provoque transtorno em sua residência é levá-lo diariamente para fazer caminhadas. Um bom passeio ao ar livre vai deixá-lo feliz, além de aproximar ainda mais o dono do seu animal. E, sempre que possível, interaja com o seu cão, pois isso o fará bem até mesmo para a saúde dele.

Saúde

O Cuvac Eslovaco é um cachorro bastante saudável e sofre de pouquíssimos problemas de saúde. No entanto, como todas as raças, o Cuvac Eslovaco está sujeito a alguns, em especial pelo fato de ele ser de porte grande: um macho pode alcançar até 70 cm de altura e uma fêmea pode pesar até 65 kg, sendo ela mais pesada do que o macho.

Entre os problemas mais comuns que podem prejudicar o Cuvac Eslovaco está a displasia coxofemoral, que é uma má formação da bacia que pode provocar o afrouxamento das articulações da região do encaixe da cabeça do fêmur no quadril, gerando uma instabilidade na região que pode causar dor e limitar os movimentos do animal. Com o tempo, esse problema provoca um atrito na região, o que vai fazer com que a cartilagem seja destruída, levando no futuro a uma artrose.

Outro problema que pode atingir o Cuvac Eslovaco é a osteocondrite dissecante. É uma doença que afeta a cartilagem da articulação provocada por um distúrbio da ossificação endocondral que pode afetar a amplitude dos movimentos do bichinho, causando até mesmo a atrofia dos músculos. Isso costuma afetar cães de crescimento rápido e de grande porte, em especial cachorros entre os quatro e oito meses e com peso entre 25 kg e 40 kg.

Por isso, é recomendável que você, ao adquirir um Cuvac Eslovaco, peça ao criador exames e laudos de que o animal está saudável e certificados que que indiquem que ele provém de família saudável. Além disso, é fundamental levar o Cuvac Eslovaco ao veterinário regularmente, para que o especialista examine e possa dizer se há algum problema que precisa ser tratado.

Como cuidar

Uma das características do Cuvac Eslovaco é a sua pelagem branca e espessa. Por conta disso, é muito comum que ele perca bastante pelo, o que pode se tornar um desafio para o dono, em especial se tiver alguém alérgico na família.

É recomendável que o Cuvac Eslovaco desde filhote seja escovado todos os dias e receba banhos frequentes para que haja um controle maior em relação à queda de pelos, mantendo uma pelagem alva e limpa. É preciso também haver um cuidado assíduo com as unhas, para manter a higiene e ainda evitar acidentes.

Alimentação

Como se trata de uma ração de grande porte, o Cuvac Eslovaco precisa ser alimentado com ração de altíssima qualidade, feita para cachorros do seu tamanho. Isso porque é uma raça que gasta muita energia e necessita de reposição de nutrientes equivalentes.

É importante também prestar atenção à quantidade, para que o Cuvac Eslovaco não fique obeso nem cresça muito rapidamente, o que pode trazer doenças como as indicadas acima. O ideal é consultar o criador ou um veterinário, que poderá indicar a melhor quantidade para o seu bichinho de estimação.

Preço

Por ser um animal raro, o Cuvac Eslovaco tem um preço meio salgado. O valor médio de um filhote desta raça gira em torno de R$ 2.500 e R$ 3.000. Além disso, é um pouco difícil localizá-lo no Brasil. Mas é possível pesquisar o Cuvac Eslovaco em canil que seja especializado em pastores e que possa ter algum exemplar do animal ou indicar onde é possível adquiri-lo.

A raça Cuvac Eslovaco está na categoria Cachorros Grandes